Um troço de 12,5 quilómetros da linha ferroviária do Douro, entre as estações do Pinhão, no concelho de Alijó, e de Foz-Tua, em Carrazeda de Ansiães, sofreu obras de requalificação no valor de 5,8 milhões de euros. Os trabalhos já foram concluídos, de acordo com informação revelada, esta segunda-feira, pela Infraestruturas de Portugal (IP).
Corpo do artigo
A IP salientou que a empreitada permitiu reforçar "os níveis de serviço, operação e segurança ferroviária na Linha do Douro" e ainda "as condições de conforto" para os utilizadores.
A empresa explicou que a intervenção consistiu na "beneficiação da superestrutura da via entre os quilómetros 127,059 a 139,5 da Linha do Douro". Foram realizados trabalhos de "substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco e de substituição de carril, empregando carril de barra longa soldada".
A obra foi desenvolvida no âmbito do Plano de Reabilitação da Linha do Douro que a Infraestruturas de Portugal tem em curso. A execução está a ser desenvolvida de forma faseada. Já está concluída a intervenção no troço Caíde-Marco, uma obra concretizada no âmbito do Ferrovia 2020.