Linha do Minho ficou sem energia elétrica entre Caminha e Valença devido ao mau tempo
A circulação de comboios esteve suspensa na Linha do Minho, entre Caminha e Valença, devido à falta de energia elétrica relacionada com um problema na catenária. Entretanto, a circulação já foi reestabelecida.
Corpo do artigo
Segundo fonte da CP-Comboios de Portugal, a situação estará relacionada com “árvores que abanam devido ao mau tempo e tocam na catenária e a desarmam”. “Ficamos sem tensão. Está uma brigada no terreno a tentar perceber onde é o foco, em que zona entre Caminha e Valença isso está a acontecer. Enquanto isso não conseguimos fazer circular os comboios”, explicou a fonte, referindo que assim que o problema seja resolvido, a circulação será restabelecida.
O aviso de suspensão temporária da circulação ferroviária foi publicado nas página de Facebook da CP – Comboios de Portugal e também da Infraestruturas de Portugal (IP).
“Em resultado das condições climatéricas adversas que se têm vindo a sentir ao longo das últimas horas, a circulação ferroviária está temporariamente suspensa na Linha do Minho entre Caminha e Valença. A IP tem as suas equipas a trabalhar no terreno, em articulação com o Operador e os diversos Agentes de Proteção Civil, com o objetivo de assegurar a rápida reposição das condições de circulação e segurança”, informa a IP, lamentando “os incómodos causados e fará a atualização desta informação sempre que se justificar”
Os bombeiros de Arcos de Valdevez informaram que estão "com várias equipas a cortar árvores em várias freguesias do Concelho, a desobstruir estrada que ficaram com a circulação afetada devido à queda de árvores".Foi restabelecida a circulação entre as estações de Caminha e Valença.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, pelas 19 horas, "após a realização dos trabalhos de remoção de ramos de árvores sobre a catenária e reposta a tensão, foi restabelecida a circulação ferroviária no troço entre as estações de Caminha e Valença".
De acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viana do Castelo, foram registadas “16 ocorrências desde as 15.00 horas, na sua maioria relacionadas com quedas de árvores”. Em Valença, os Bombeiros Voluntários também informam que têm equipas no terreno a atender a várias ocorrências devido ao mau tempo. Segundo fonte da corporação, há meios envolvidos no corte de árvores caídas na via pública em Chamosinhos, S. Pedro da Torre, e Valença.