O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, garantiu, esta quarta-feira, que, até janeiro de 2025, estarão concluídos todos os túneis da Linha Rosa, que vai ligar a Casa da Música a São Bento. E que a nova linha estará a receber passageiros em julho de 2025.
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Esta quarta-feira, a empresa concluiu o túnel entre as futuras estações Galiza e Hospital Santo António, que vai servir uma operação que estará a receber passageiros em julho de 2025 e que já custou 700 mil euros em indemnizações a comerciantes.
"Sempre que se faz o varamento (termo técnico para furar um túnel) de uma estrutura destas, é mesmo um objetivo e um passo muito importante, porque significa que, do ponto de vista estrutural, estamos mais próximos de atingir o nosso objetivo", destacou o presidente da Metro do Porto.
Tiago Braga falava aos jornlaistas nos estaleiros da futura estação Hospital Santo António, por debaixo do Jardim do Carregal, no Porto, após o "furo" do túnel que ligará a estação à estação Galiza. Falta escavar até São Bento, o que deverá estar concluído entre o final do ano e janeiro.
O presidente da Metro do Porto assegurou, assim, que não haverá mais derrapagens de prazos de uma obra que chegou a estar prevista para dezembro de 2023. "Temos um objetivo de colocar esta linha em operação no final de julho do próximo ano. Para nós, esta etapa era absolutamente crítica. Conseguimo-la atingir nesta altura", vincou, no final de uma deslocação às obras, acompanhado pela secretária da Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
"Não vamos ficar à espera de toda a estrutura da linha estar concluída para entrarmos na fase dos equipamentos eletromecânicos, naquilo que é a fase mais ferroviária: o carril, postes de catenária, catenária, equipamentos, postos de transformação", explicou, de seguida.
Ou seja, segundo Tiago Braga, a Metro do Porto irá, "ao mesmo tempo continuar a construir o túnel" que falta (cerca de 200 metros), mas haverá "uma simultaneidade de trabalhos que, por exemplo, na Linha Amarela (extensão Santo Ovídio - Vila d"Este), não aconteceu".
"Neste momento, quer na estação da Liberdade (São Bento), quer na estação da Galiza, já estão a ser construídas as salas técnicas que vão albergar esses equipamentos. Assim que o revestimento secundário do túnel entre a Liberdade e a Galiza estiver pronta, vamos começar a instalar carril", acrescentou o presidente da Metro.
Durante a visita ao túnel da futura estação Santo António, Tiago Braga revelou que a construção da Linha Rosa já suscitou o pagamento de mais de 700 mil euros em indemnizações a comerciantes.
"São dezenas de comerciantes. Neste momento, já pagamos mais de 700 mil euros de indemnizações", revelou, considerando, contudo, que "não há nenhuma razão" na ação interporta pelo Hard Rock Café, que reclama 1,7 milhões de euros, uma vez que não se encontra numa zona "abrangida pela área dos prejuízos".
Já a secretária de Estado sublinhou o facto de a Linha Rosa ser "uma grande obra, que vai melhorar a mobilidade de todos os portuenses". "Queremos que traga mai pessoas para o transporte público. Temos que trabalhar em prol de uma sociedade mais limpa", disse Cristina Pinto Dias.