A construção da linha Rubi do metro, entre a Casa da Música, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, deverá ser entregue ao consórcio que inclui os espanhóis FCC e Contratas y Ventas, por 380 milhões de euros. A obra prevê a construção de uma nova ponte sobre o Douro. Contactada pelo JN, a Metro do Porto não comenta.
Corpo do artigo
O relatório do júri do concurso público internacional para a construção da linha Rubi do Metro do Porto, que inclui uma nova ponte sobre o Douro, aponta para a adjudicação da obra ao consórcio espanhol formado pela FCC e Contratas y Ventas, em que se inclui também a empresa famalicense Alberto Couto Alves, avança esta quarta-feira o Jornal de Negócios. Das duas propostas apresentadas, a destes concorrentes foi a mais barata (380 milhões de euros), ainda que ultrapasse em 10 milhões de euros o valor base.
Isto porque, depois da revisão de preços, o investimento global do novo traçado poderia chegar aos 435 milhões de euros (mais 135 milhões de euros do que o previsto). O concurso foi lançado em 10 de maio e a linha será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). À data, previa-se o arranque da obra para novembro, podendo estar em operação em 2026.
No relatório do júri, refere-se uma reclamação do consórcio concorrente formado pelas empresas portuguesas Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel, - cuja oferta foi de 435 milhões de euros -, a exigir a exclusão da outra proposta por alegado "incumprimento de algumas formalidades", avança o mesmo jornal. As empresas já terão recebido resposta a essa reivindicação, devendo a adjudicação da obra ser mesmo entregue ao consórcio espanhol.
O JN sabe que o relatório do júri ainda não foi aprovado pelo Conselho de Administração da Metro do Porto. Prevê-se, no entanto, que essa formalidade avance em breve.
Recorde-se que a construção da linha Rubi prevê também uma nova ponte sobre o Douro. Vai chamar-se Dona Antónia Ferreira, depois de uma iniciativa entre as câmaras do Porto e Gaia, a Metro do Porto, o Ministério do Ambiente e do Jornal de Notícias.