
Construção da Linha Violeta está prevista terminar em 2029
Foto: Paulo Spranger
Quatro empresas apresentaram propostas para a construção da Linha Violeta, do Metropolitano de Lisboa, que ligará Odivelas a Loures. O investimento total é de 677 milhões de euros, sendo que 77 milhões são destinados a custos com expropriações e assessorias do projeto.
MasterStylo, Mota Engil, Teixeira Duarte e FCC Construcción foram as quatro empresas que apresentaram propostas para a construção da nova linha do Metropolitano de Lisboa, cuja conclusão está prevista para 2029.
O concurso público para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures abriu a 15 de abril, com preço base de 600 milhões de euros. As quatro propostas apresentadas foram abertas esta terça-feira, sendo que os valores só serão divulgados depois de "decorrido o prazo legal para a decisão de eventuais reclamações sobre a lista de concorrentes".
O investimento total na linha Violeta será de 677,5 milhões de euros, sendo que 77,5 milhões de euros destinam-se aos custos com expropriações e a todas as assessorias ao projeto, nos quais se incluem os valores referentes à revisão de projeto e à fiscalização da obra. As verbas para a materialização da linha provêm do PRR, do Banco Europeu de Investimento, de fundos europeus e do orçamento do Estado.
9,5 milhões de passageiros
A nova linha terá cerca de 11,5 quilómetros de extensão e contará com um total de 17 estações, sendo que 12 serão à superfície, três serão subterrâneas e duas em trincheira. No concelho de Loures serão construídas nove estações, que irão servir as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 quilómetros. Já no concelho de Odivelas haverá oito estações que irão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão de 5,1 quilómetros. Além disso, será construído um parque de material e oficinas de apoio à operação, em Loures, com cerca de 3,9 hectares.
A linha Violeta é um projeto de expansão da cobertura da linha Amarela, sendo estimado que, no primeiro ano de operação, a procura corresponda a cerca de 9,5 milhões de passageiros, retirando cerca de 3,8 milhões de viaturas individuais das estradas.

