A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto anunciou, esta sexta-feira, que a linha ZF Valadares-Francelos, Vila Nova de Gaia, já oferece acesso ao novo Centro de Reabilitação do Norte, todos os dias úteis.
Corpo do artigo
"Esta linha efetua ligação à linha 901 Trindade-Valadares, na paragem José Portugal, e à CP, na estação de Valadares, sem custos acrescidos graças ao tarifário Andante", explica a STCP numa nota de imprensa enviada à Lusa.
Com a linha ZF, "a ligação da Estação da CP de Valadares ao CRN é rápida e faz-se em cerca de 10 minutos. A partir da estação, ou da linha 901 que vai direta para a Baixa do Porto, toda a rede de transportes públicos fica acessível, incluindo o metro", sublinha.
Segundo a STCP, "uma viagem ocasional para o Porto custa 1,50 euros (Z3) e qualquer viagem para Gaia custa 1,20 euros (Z2)".
A empresa salienta ainda que a linha ZF é acessível a portadores de cadeira de rodas (uma por autocarro).
A ligação ao Centro de Reabilitação do Norte faz-se a cada 30 minutos, entre as 7 e as 19 horas, em dias úteis.
Fonte da STCP explicou à Lusa que este acerto no traçado da linha ZF resultou de um pedido feito pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, a quem foi entregue a gestão do CRN.
O centro, que recebe doentes de toda a região norte, já está a funcionar desde o final de dezembro, mas foi oficialmente inaugurado terça-feira pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.
A Santa Casa da Misericórdia do Porto assumiu por três anos a gestão deste equipamento, estando prevista a transferência, aprovada em Conselho de Ministros, de 27,6 milhões de euros para o efeito.