Autarquia quer cobrar o valor mais elevado do país por noite para quem visita a capital. Porto também prevê aumento para breve e Gaia já o fez no ano passado.
Corpo do artigo
Lisboa prepara-se para aplicar a taxa turística mais elevada do país e uma das mais altas da Europa, tendo a Câmara a intenção de a subir de dois para quatro euros por noite. A proposta para a alteração do valor, que deverá variar consoante o tipo de alojamento, vai ser discutida hoje, em reunião do executivo, e, após ser aprovada, estará em consulta pública um mês. O Porto também prevê subir a taxa em breve. A Associação de Hotelaria de Portugal e a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve estão apreensivas quanto ao uso das receitas.
Cada vez mais municípios cobram taxa turística, sendo Portimão e Olhão dois dos exemplos mais recentes. Outros se seguirão em breve, como Viana do Castelo, Albufeira, Lagoa e Loulé. Gaia aumentou o valor no ano passado, e Lisboa e Porto seguirão o mesmo caminho. A maior subida está prevista para Lisboa, onde a autarquia pretende duplicar o valor, disse ontem o presidente do executivo, Carlos Moedas, defendendo que "os turistas têm de contribuir mais para a cidade".