Lisboa tem, desde esta quinta-feira, um "mapa de emprego" da cidade, através da plataforma myMentor, uma ferramenta "pioneira na Europa" que reúne informação em tempo real sobre as profissões com mais vagas, as competências mais requisitadas e as formações disponíveis na capital.
Corpo do artigo
A ideia é que todos os municípios do país estejam aqui representados dentro de um ano, sendo os próximos os 17 da Área Metropolitana do Porto e o Fundão. O investimento rondou um milhão de euros, provenientes de fundos europeus e privados. A autarquia quer "reter talentos" e fixar pessoas na capital.
A plataforma online disponibiliza o número de ofertas de emprego do último mês, as 30 profissões mais procuradas, as cinco competências mais solicitadas pelos empregadores e as formações disponíveis na cidade. "Em dezembro, havia profissões cuja oferta formativa não existia em Lisboa. É uma forma também de sinalizar as universidades e outras entidades para perceberem as formações mais necessárias", explicou a fundadora da plataforma, Inês Menezes, ontem, na apresentação do projeto. "Permitirá ajustar políticas de emprego e formação e aumentar qualificações. Há uma necessidade grande de formação e requalificação", referiu ainda.