Cerca de 80% dos 9476 eleitores que votaram num referendo em Benfica recusaram o alargamento do estacionamento pago nesta freguesia lisboeta.
Corpo do artigo
Em Benfica, Lisboa, 7581 pessoas votaram em referendo contra o alargamento do estacionamento pago naquela freguesia lisboeta. Este domingo, 9476 eleitores recenseados votaram no referendo sobre o alargamento das zonas de estacionamento pago em Benfica, tendo 7581 votado contra, isto é cerca de 80%, e 1895 a favor.
Os moradores responderam à pergunta "Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?".
O resultado do referendo não é vinculativo pois não participaram mais de metade dos eleitores inscritos, mas o presidente da Junta de Benfica, Ricardo Marques, salientou que a participação foi "acima das expectativas". A freguesia tem 30756 inscritos e votaram 9476 eleitores, tendo-se registado 70% de abstenção e 30% de votantes.
"Legalmente, o referendo só me obriga a cumprir aquilo que é o resultado se obtiver 50% mais um, mas respeitarei de forma inequívoca a vontade da maioria" dos votantes, disse o presidente da Junta de Freguesia.
A EMEL disse, em comunicado, que a última palavra é da Autarquia. "A competência para a instituição de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada é exclusiva da Câmara de Lisboa".