Livraria Lello muda projeto para avançar com obras em edifício da Rua das Carmelitas
A Lello anunciou ter submetido na Câmara Municipal do Porto, nesta terça-feira, o projeto do arquiteto Álvaro Siza para o edifício na Rua das Carmelitas contíguo à livraria e que prevê um elevador.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado emitido pela Lello, a nova estrutura a implantar no edifício "servirá, apenas, para o cumprimento da função de mobilidade". Recorde-se que uma primeira versão do projeto mereceu parecer negativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
"Ciente da importância do projeto para a cidade e para o território, a Livraria Lello não pretende adiar mais o início das obras deste espaço, pelo que decidiu aceitar todas as alterações propostas pelo Município do Porto e pela CCDR-N, entre as quais, a alteração de elementos arquitetónicos, como o elevador/escultura projetado por Álvaro Siza", lê-se no comunicado.
"Com este compromisso, a Livraria Lello assegura que estão criadas as condições para tornar o projeto viável, para que este seja concretizado a muito curto prazo. A Livraria Lello acredita que estão reunidas todas as premissas (propostas pelas entidades) para a aprovação imediata do projeto", acrescenta.
O objetivo é abrir o novo espaço cultural em 2026, quando se comemoram os 120 da Livraria Lello.