A centenária Livraria Lello, no Porto, está à procura das maiores histórias de amor do Porto e Norte de Portugal. Para isso, lançou um concurso para descobrir as "mais emocionantes histórias de amor reais, intensas, fora da caixa, sejam felizes ou infelizes, convencionais ou inesperadas".
Corpo do artigo
O objetivo, diz em nota de imprensa, é "eternizar o amor mais louco por sua pessoa". Até porque o estabelecimento na Rua das Carmelitas, no centro do Porto, é palco com alguma frequência de "declarações apaixonadas, pedidos de casamento e promessas de amor eterno".
Francisca Pinto, responsável de marca da Livraria Lello, sublinha que houve um investimento em espólio relativo à paixão e tragédia, que, muitas vezes, é o que caracteriza ou eterniza as grandes histórias de amor.
Assim, qualquer pessoa pode dar a conhecer ao país a sua história de amor. "As histórias de amor selecionadas serão premiadas com uma experiência exclusiva no Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, um gesto simbólico que eterniza o amor, tal como as páginas de um grande clássico. Para cada história, será escolhido um romance pelos livreiros da Livraria Lello, com ingredientes semelhantes àquela vivência, e oferecido aos vencedores, como um tributo à sua paixão", explica o comunicado. O concurso insere-se na programação de 2025 da Lello, que tem como mote o amor, assinalando-se igualmente o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco. As candidaturas devem ser enviadas para opencasting@averara.pt até à meia-noite de segunda-feira.
Os vencedores poderão ainda visitar livraria, que completou 119 anos este mês, e ainda a Sala Gemma, um espaço da Lello dedicado a livros raros, manuscritos, primeiras edições, livros de luxo e outras obras valiosas, onde se encontram as Cartas de Amor de Bob Dylan e uma outra surpresa, que só será revelada no dia 14.