O título da capa, "Mundo Em Mudança", em letras gordas, é sugestivo e está complementado pela frase "Olhar em frente, acreditar no futuro". Trata-se de uma obra do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que reúne as suas crónicas escritas no "Jornal de Notícias", às quais juntou outros textos.
Corpo do artigo
A obra incide sobre assuntos da atualidade, que se estendem desde Gaia até abordagens mais macro, à escala nacional e internacional. O objetivo, diz o autor, é "levar os leitores a refletir e discutir temas como por exemplo a imigração e o sistema eleitoral". No seu entendimento, os cidadãos "estão a afastar-se da participação na vida cívica e política" e é "preciso um abanão" para inverter este rumo.
"Fui desafiado pela editora, primeiro, e depois por outras pessoas, e decidi avançar", explica, adiantando que o conteúdo é inspirado, em parte, pela experiência como presidente da autarquia gaiense, "um pequeno país", e da Área Metropolitana do Porto, "outro pequeno país". A "competição entre regiões pelos fundos da União Europeia" e o que se passa a nível mundial, com o globo "dividido em guerras e blocos", também é, necessariamente, abordado, num cenário que se configura "desafiante", mas para o qual deposita "confiança".
O livro, que traça um "diagnóstico" e tem implícita uma "visão política", é prefaciado por João Pedro Matos Fernandes. Estará à venda a partir do dia 16. No dia seguinte, será apresentado oficialmente na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.