Uma produtora de gado de Edrosa, no concelho de Vinhais, ficou sem seis ovelhas, que foram mortas esta terça-feira de madrugada num ataque de lobos.
Corpo do artigo
Filomena Chorense deu conta da situação quando pela manhã foi ver os animais, que estavam numa cerca a 50 metros da casa onde mora na aldeia de Edrosa. As ovelhas atacadas estavam separadas do seu rebanho, com cerca de 170 cabeças, por terem crias. “O lobo atacou e matou seis, mas deixou os cordeiros”, explicou a queixosa.
Filomena tem cinco cães de gado e dada a proximidade da sua casa do local onde pernoita o rebanho dentro da aldeia costumava estar tranquila. “Há dois ou três dias que uns habitantes aqui da aldeia avistaram dois lobos a pouco mais de um quilómetro”, contou.
A proprietária dos animais já informou a GNR do ataque e aguarda a visita dos técnicos do Parque Natural de Montesinho para fazer a peritagem e avaliar os prejuízos.
Segundo informações do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas por ano em Portugal são denunciados 600 ataques de lobos a rebanhos, em média, mas nem todos são validados, pelo que só 75% foram considerados prejuízos aos proprietários do gado. Desde 2017 foram pagos perto de 80 mil euros por ano.
Segundo a mesma fonte entre janeiro e abril de 2024 na área do Parque Natural do Douro Internacional foram comunicadas seis ocorrências, denunciadas como ataques de lobos. Quatro delas ocorreram no concelho de Mogadouro.
Os lobos são uma espécie protegida e estão "em perigo" em Portugal. Devido à destruição do seu habitat e da perda de alimento, surgem regularmente perto de povoações para caçar.