
O gado estava dentro de um curral a cerca de cem metros da casa, dentro da aldeia
Foto: Maria João Gala/Arquivo
Um ataque de lobos a um rebanho em Vilar Seco, no concelho de Vimioso, deixou três ovelhas mortas, seis feridas e uma desparecida.
"Ontem de manhã [terça-feira] fui ver o gado pelas 6 horas e estava tudo bem. À tarde, cerca das 18 horas, quando cheguei a casa do trabalho é que encontrei o curral revolvido e os animais atacados. Uma ovelha está desparecida e não consigo encontrá-la", explicou ao JN o proprietário, Isidro Carvalhino.
Com um rebanho com 37 cabeças, este ataque implica um prejuízo considerável para o pastor, que estima uma perda de centenas de euros.
Isidro Carvalhino aguarda que os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas se desloquem ao local para registar a ocorrência. "Eu não tenho dúvidas de que se trata de um ataque de lobos, pois as ovelhas estão feridas na garganta e na barriga", disse o produtor de gado.
O gado estava dentro de um curral a cerca de cem metros da casa, dentro da aldeia. "Aqui na zona tem havido muitos ataques de lobos. É uma lástima. Não podemos aguentar isto. As pessoas estão revoltadas. Somos nós, os pastores, que estamos a sustentar os lobos. Não pode continuar", lamentou.
