Estabelecimento está na zona "premium" do Norteshopping, em Matosinhos, e foi desenhado pelo ateliê Ventura + Partners. Novo espaço vai abrir na Foz.
Corpo do artigo
Já trabalham juntos há mais de cinco anos. Tanto que quando Francisco Bastos, administrador da Arcádia, histórica marca de chocolates, foi desafiado a abrir um nova loja na Galleria, zona premium do Norteshopping, em Matosinhos, o empresário não teve dúvidas que teria de ser o ateliê dos Venturas + Partners, sediado no Porto, a fazer o projeto. "Tivemos dois dias para apresentar a proposta", confidenciou, entre sorrisos, o arquiteto Pedro Moreira, coordenador da equipa de "retail" do gabinete de arquitetura.
A loja acabou de conquistar a medalha de ouro nos MUSE Design Awards 2021, em Nova Iorque (EUA), na categoria de Design de Interiores. "Um motivo grande de orgulho e de reconhecimento. É bom para nós arquitetos e para a Arcádia", assumiu Pedro.
O espaço que agora a Arcádia ocupa no Norteshopping, com uma área de 300 metros quadrados, "estava destinada a ser uma "tea house", mas havia um operador internacional também interessado na loja", contou Francisco, recordando que a Arcádia "foi a primeira a ter projeto".
Tradição e inovação
"No fundo foi conseguir trazer para este espaço a tradição da Arcádia, com a imagem das arcadas da fachada da loja da Rua do Almada, do século XIX, aliando a inovação e contemporaneidade de uma marca que tem projeção internacional", descreveu o arquiteto, chamando a atenção para os detalhes, como "as madeiras de sucupira e os dourados".
De facto, chegados à zona mais reservada da Galleria, é a escadaria imponente e dourada da Arcádia - que faz a ligação do piso térreo ao "miradouro" -, que mais chama a atenção. "A guarda metálica foi toda feita aqui, soldada peça a peça", referiu o arquiteto, acrescentando que o grande desafio deste projeto "foi ao nível das carpintarias e serralharia".
Já Francisco Bastos destaca que foram "muito bem conseguidos" os painéis de fotografias antigas, dos anos 60, com antigas funcionárias a laborarem na loja da Rua do Almada. "Olhar para estas imagens tem um peso emocional forte. É uma homenagem a todas as pessoas que contribuíram para que a Arcádia chegasse aos 88 anos. Sem as nossas pessoas não somos nada", frisou o empresário.
Daí que o administrador da Arcádia não tenha dúvidas em caracterizar o novo espaço como "um tiro certeiro", uma vez que "a cada geração que está à frente do negócio [que já vai na quarta] cabe saber adaptá-lo àquilo que as novas gerações procuram".