Um em cada dez habitantes do concelho de Vila do Bispo, no Algarve, é apoiado pela Loja Social inaugurada em Novembro pela Santa Casa da Misericórdia para responder aos efeitos da crise económica.
Corpo do artigo
"Não são idosos, como seria de esperar, são pessoas activas, entre os 20 e os 50 anos, que ficaram sem emprego ou que deixaram de poder fazer trabalhos que reforçavam os seus baixos salários", observa o provedor da instituição, Vítor Lourenço.
Para atenuar a situação dessas famílias, a loja fornece roupas, calçado, material escolar e até equipamento doméstico a quem se dirige às instalações junto à Segurança Social, nos dois dias por mês em que as portas estão abertas.
Para Vítor Lourenço, o declínio da agricultura e das pescas - sectores tradicionais na Costa Vicentina - tem sido agravado pelo impacto da crise no turismo. "Há pessoas empregadas que não recebem há cinco meses e outras desempregadas que não têm qualificações para aproveitar as poucas oportunidades de emprego que surgem, como é o caso do novo hotel de cinco estrelas em Sagres", fez notar.