Arrancou a renovação do centro comercial mais antigo do Porto, que deve ficar pronta em outubro. Investimento superior a meio milhão de euros.
Corpo do artigo
"Este é o ponto de partida para aquilo que vai ser o Brasília". Quem o diz é o administrador do espaço, Luís Pinho, sobre as obras de requalificação do shopping mais antigo do Porto que "finalmente teve luz verde para ser modernizado". A esperança de uma fase mais próspera sente-se nos corredores, seja pelas placas fixadas em que se pode ler "passo a passo, vamos renovar o Brasília", ou pelas conversas que se vão ouvindo entre os comerciantes das lojas.
A presidente da Associação dos Comerciantes do Brasília, Ana Paula Santos, contou ao JN que "há uma grande esperança num relançamento do espaço e que os trabalhos vão fazer com que seja mais atrativo à sua maneira". A mesma opinião foi partilhada pelo arquiteto João Ferros na cerimónia do arranque das obras, na tarde de ontem. "O Brasília vai continuar a ser um shopping diferente dos outros e com uma entidade muito própria", sublinhou o autor do projeto de renovação.
Sérgio Granadeiro, de 71 anos, assistiu à mudança do analógico para o digital no mundo da fotografia. Foi dentro das portas do Brasília que isso aconteceu. Inicialmente tinha um laboratório de revelação, mas, com a chegada do digital, foi obrigado a adaptar-se. Atualmente tem uma casa de fotografia mais direcionada para casamentos. Acredita que o futuro no centro comercial "é promissor", mas que, ao contrário do que acontece nos outros, "o Brasília vai ser uma casa de comércio e serviços". O administrador prevê ainda que o "shopping" se torne, para além da área comercial, numa "casa de negócios", dada a atual procura por escritórios.
A localização central e a acessibilidade dos transportes foram realçadas como as principais vantagens entre todos os comerciantes que o JN entrevistou.
Manuel Braga, 60 anos, gere o "Cantinho do Charlot", o café que fazia par com o cinema com o mesmo nome, mas que fechou há vários anos. Durante as três décadas que Manuel está ali, "poucas obras se fizeram", ainda assim acredita que nunca é tarde. "Estamos num lugar privilegiado, devíamos aproveitar isso", referiu.
painéis fotovoltaicos
Atualmente, cerca de 50 frações continuam por ocupar no shopping, mas há previsões que os números mudem rapidamente.
Num valor superior a meio milhão de euros, os trabalhos devem ser concluídos em outubro. Vão ser feitos por fases, evitando um encerramento temporário do centro comercial.
Novos painéis fotovoltaicos e o reforço da iluminação já estão a tornar-se uma realidade. A criação de espaços de permanência ou de refeição e disponibilização de wi-fi nas zonas comuns são melhorias que os visitantes podem esperar este ano no Brasília.
Detalhes
Zonas comuns
O objetivo é remodelar e modernizar o edifício do shopping, e atrair novas gerações. As obras incidem na transformação de todas as áreas comuns, faseadamente. O centro do edifício vai ser alargado para a realização de eventos. Apesar de entaipadas, as obras poderão ser acompanhadas através de janelas pequenas.
Mais antigo do Porto
O Brasília foi o primeiro shopping do Porto e trouxe as primeiras escadas rolantes à cidade. Foi inaugurado a 9 de outubro de 1976, e conta com seis pisos, numa área total de 63 mil metros quadrados, e um parque de estacionamento com 400 lugares.