A Câmara de Famalicão coloca pilaretes em algumas ruas do centro da cidade para impedir a paragem e a circulação de veículos numa área que foi requalificada há cerca de um ano.
Corpo do artigo
A colocação de pilaretes retráteis em algumas zonas no coração da cidade de Famalicão pode resolver a circulação indevida, mas o problema do estacionamento vai continuar. É a convicção de quem trabalha no centro urbano e de quem por ali costuma passear. A Câmara já instalou parte dos marcos para travar as infrações, alguns têm semáforos, mas o sistema ainda não está a funcionar.
As obras de reabilitação terminaram há cerca de um ano e meio e, logo após a intervenção, foram colocados vasos para impedir o estacionamento indevido de viaturas, mas os condutores continuaram a infringir. O que levou, agora, o Município de Famalicão a instalar pilaretes: três marcos fixos – na Alameda José António da Costa Araújo, no acesso ao mercado municipal e no topo norte da Praça D. Maria II – e dois temporários – na Rua Faria dos Guimarães e Rua Azevedo Menezes –, que serão acionados sempre que seja necessário condicionar o trânsito. Mário Passos, presidente da Câmara famalicense, crê que esta é a solução para fomentar a mobilidade, porque o estacionamento indevido é o que, muitas vezes, obstaculiza a circulação.