Lordelo do Ouro prepara, com especial motivação, mais uma rusga para as festas de S. João no Porto. A freguesia faz 175 anos e a vitória é, mais do que nunca, um objectivo assumido.
Corpo do artigo
A pouco mais de uma semana da noite de S. João, os ensaios em Lordelo vão bem encaminhados, sendo que a animação é um dos factores mais marcantes entre os participantes. "Quase posso garantir que a nossa rusga é a mais alegre de todas", afirma uma das "cantadeiras" da rusga.
Com a organização a cargo do grupo folclórico da região, Lordelo do Ouro vai procurar recriar "todos os costumes do S. João e toda a história da freguesia", sublinha a ensaiadora da rusga, Fátima Ferreira.
A presidenta da junta de freguesia, Gabriela Queiroz, participante da rusga desde o ano passado, confessa, por sua vez, ao JN, que desafiou a rusga a vencer a edição deste ano.
Em tom de brincadeira, Gabriela Queiroz diz que pretende "ganhar a Massarelos", numa espécie de ajuste de contas com o presidente daquela junta. "O ano passado disse que Lordelo iria ficar à frente de Massarelos, assim não aconteceu. Massarelos é muito forte, mas este ano vamos ganhar", referiu.