Lufthansa inaugura centro de formação para unidade que criará 700 empregos na Feira
A Lufthansa Technik inaugurou, esta segunda-feira, o seu centro de formação em Santa Maria da Feira, num momento que simboliza o primeiro passo concreto de um investimento de grande escala que prevê a criação de 700 postos de trabalho diretos até 2027.
Corpo do artigo
“Aqui fomos recebidos de braços abertos por todos os envolvidos, desde o início”, garantiu Volker Magunna, presidente do Conselho de Administração da Lufthansa Technik Portugal. Ao JN, o responsável explicou a decisão de escolher Santa Maria da Feira para acolher esta nova unidade, com cerca de 54 mil metros quadrados, a ser instalada no parque industrial Lusopark: “Convenceu-nos, entre outros pontos, pela sua localização geográfica e pelas condições políticas estáveis”. “Igualmente importantes para nós foram a boa infraestrutura e, acima de tudo, o mercado de trabalho atraente”, referiu Volker Magunna, precisando, ainda, que, nesta zona industrial, a empresa encontrou um terreno que correspondia aos seus critérios para a construção da unidade de produção.
Sobre a anunciada criação de 700 postos de trabalho diretos, referiu que as contratações se encontram a bom ritmo e com muita procura: “Recebemos cerca de 150 candidaturas por vaga para os cargos que anunciámos até agora, o que nos deixa muito otimistas em relação ao processo.”
“Estamos felizes por já termos conseguido contratar 25 colegas para a Lufthansa Technik Portugal”, adianta o responsável, ressalvando: “Ainda temos muito trabalho pela frente em termos de recrutamento”. “Vamos dar ainda mais destaque à nossa empresa e às inúmeras oportunidades que a Lufthansa Technik Portugal oferece, colaborando com universidades e participando em feiras de emprego”, disse.
Questionado sobre possíveis parcerias com empresas locais, revela que “são perfeitamente concebíveis no futuro, mas ainda não há nada acordado em concreto, também porque ainda é muito cedo para isso”. Neste momento, a prioridade está nas parcerias que envolvam instituições de ensino local e universidades. “Isso é importantíssimo para nós e, por isso, já começámos a trabalhar neste assunto. Já estamos a colaborar com o Cenfim, o Centro de Formação Profissional para a Indústria Metalúrgica e Metalomecânica”, revelou. O Cenfim está atualmente a dar apoio no processo de seleção técnica de mecânicos e mecânicas.
Sobre a estratégia da empresa nesta aposta em Portugal, frisa que se trata de “um projeto muito interessante e desafiante, porque dá a oportunidade de criar algo grandioso”. “Também me dá prazer a colaboração até agora com as autoridades portuguesas, que nos têm apoiado muito a nós e ao projeto”, reiterou.
"A nova fábrica vai permitir expandir significativamente a nossa capacidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões, garantindo assim que, no futuro, poderemos continuar a satisfazer a crescente procura dos nossos mais de 800 clientes internacionais”, observa.
Sobre o futuro das instalações na Feira e a possibilidade de o projeto ser ampliado, revela que, apesar de não estar atualmente em planeamento, “o edifício foi projetado de forma a poder ser ampliado, se necessário, em cerca de 12 mil metros quadrados no mesmo terreno, o que permite a criação de novos postos de trabalho”. No entanto, “isso é apenas uma opção para o futuro, neste momento, estamos a trabalhar arduamente para inaugurar a tempo a unidade de produção planeada com 54 mil metros quadrados”, assinalou.
Pormenores
Investimento de três dígitos
Continua por revelar o investimento concreto na nova fabrica. “A Lufthansa Technik vai investir vários milhões na casa dos três dígitos na nova unidade de produção em Santa Maria da Feira”, disse, ao JN, Volker Magunna, sempre precisar valores.
Conclusão da fábrica no final de 2027
No momento, tudo está a correr dentro do prazo, “sem atrasos previsíveis até ao momento”. “Portanto, continuamos a acreditar que processaremos as primeiras peças de motores e componentes de aviões no novo local de produção no Lusopark no final de 2027”, registou o responsável.
Presença em todo o mundo
A Lufthansa Technik espera continuar a crescer em todas as regiões do mundo: Américas, Ásia-Pacífico, Europa e Médio Oriente. "Depois de termos anunciado em dezembro passado que iríamos reforçar a nossa presença na Europa com a nova unidade de produção em Portugal, anunciámos em fevereiro mais um grande investimento no continente americano: nos próximos anos, a Lufthansa Technik construirá uma nova oficina de reparação de motores na metrópole canadiana de Calgary, destinada especificamente à manutenção de motores LEAP-1B. Ambos os projetos estão relacionados com o programa de crescimento", referiu.