As iluminações de Natal estão a gerar polémica na Póvoa de Varzim. A abertura de concurso foi aprovada, na última Assembleia Municipal, com os votos contra de IL, CDS-PP e Chega e a abstenção do BE. A Associação Empresarial criticou e os partidos defendem-se com o “interesse público”. Valor cresce 70% face a 2023.
Corpo do artigo
O concurso foi agora aberto. São 170 mil euros para iluminar quatro dezenas de artérias da cidade (as mesmas do ano passado) e edificar a habitual árvore de Natal gigante na Praça do Almada. Em 2023, as iluminações, em tudo idênticas, foram adjudicadas à empresa Luz Única Unipessoal, com sede em Fafe, por 99.750 euros. No final da reunião do Executivo, o presidente da Câmara da Póvoa ed Varzim, Aires Pereira, já havia dito que este é um “ajuste de valores às exigências do mercado”.
Agora, o tema foi à Assembleia Municipal e IL, CDS-PP e Chega votaram mesmo contra a abertura do concurso. No dia seguinte, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) expressou a sua “profunda insatisfação e preocupação”.
No comunicado publicado no Facebook, pode ler-se: “A iluminação natalícia é um elemento de enorme relevância para o comércio local, especialmente durante esta época do ano, em que o volume de vendas dos nossos comerciantes depende fortemente de uma atmosfera festiva e acolhedora que motive a população a sair de casa, passear pelas ruas da nossa cidade e fazer as suas compras no comércio tradicional. A não implementação deste projeto afetará diretamente a atratividade da Póvoa, o que poderá traduzir-se numa diminuição significativa das vendas e, consequentemente, num impacto económico negativo para todos os comerciantes”.
Dado o enquadramento, e projetanto as ideias de negócio para o período natalício, a AEPVZ, aconselha os partidos a “refletir” sobre as suas decisões.
Iluminação ligada 30 de novembro
A IL explica que em causa não estava a concretização do serviço, mas o aumento de 70%. “A IL, por princípio, vota pela contenção da despesa e pela diminuição dos encargos fiscais que asfixiam empresas e munícipes”, é explicado, concluindo que a AEPVZ emitiu “um comunicado equivocado”.
Este ano, as luzes de Natal na cidade da Póvoa de Varzim serão ligadas no dia 30 de novembro, numa festa que costuma juntar, todos as vezes, centenas de pessoas, designadamente muitas famílias, na Praça do Almada.