Madeira confirma fogo de artifício à meia-noite e ajusta animação devido ao mau tempo

O tradicional espetáculo pirotécnico que assinala a passagem de ano na Madeira é um dos maiores cartazes da região
Foto: Homem de Gouveia/EPA/Arquivo
O Governo da Madeira confirmou esta quarta-feira o espetáculo de fogo de artifício à meia-noite, indicando que a decisão decorre da "avaliação contínua e rigorosa da evolução das previsões meteorológicas" do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Considerando que a ocorrência do aviso laranja está prevista apenas a partir das 3 horas [de quinta-feira], o Governo Regional entende que não se justifica a alteração do espetáculo pirotécnico", refere a Secretaria do Turismo, Ambiente e Cultura em comunicado.
O executivo madeirense (PSD/CDS-PP) adianta, no entanto, que "a salvaguarda da população residente, dos visitantes e dos bens mantém-se como prioridade absoluta, razão pela qual foram ajustadas algumas componentes da animação associada às celebrações". Deste modo, a animação prevista para a Praça do Povo será antecipada para as 22.30 horas, sendo cancelado o espetáculo "Tina Turner Show".
O Mercado de Natal, localizado na Placa Central da Avenida Arriaga, no centro do Funchal, um dos locais mais frequentados na quadra festiva, encerrará à 1 hora, tal como toda a animação da Praça do Povo.
"Face às condições meteorológicas previstas para a madrugada, o Governo Regional recomenda que, após o lançamento do fogo de artifício, as pessoas regressem às suas casas, unidades hoteleiras ou outros locais seguros, evitando a permanência em zonas expostas e deslocações desnecessárias durante a noite", refere o comunicado.
Já o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) informou que, devido ao aviso meteorológico emitido para a Região Autónoma da Madeira, todos os percursos pedestres classificados estarão encerrados no dia 1 de janeiro de 2026 até às 12 horas, recomendando o "cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de Proteção Civil e a adoção de comportamentos responsáveis".
O Governo Regional da Madeira, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, sublinha que continuará a acompanhar de forma permanente a evolução das condições meteorológicas, em articulação com a Proteção Civil e forças de segurança, comprometendo-se a atualizar a informação sempre que se revele necessário.
Na terça-feira, o executivo madeirense indicou ter ponderado antecipar o espetáculo de fogo de artifício para as 20 horas, considerando que o aviso laranja estava inicialmente previsto para entrar em vigor às 0 horas de 1 de janeiro de 2026.
O tradicional espetáculo pirotécnico que assinala a passagem de ano na Madeira, um dos maiores cartazes da região, decorre no Funchal e terá a duração de oito minutos, com fogo lançando a partir de 58 postos localizados no anfiteatro, na avenida marginal e em embarcações ao largo da baía, num total de 22 toneladas de material pirotécnico e 97 mil disparos.
O IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso amarelo para chuva entre as 18 horas de hoje e as 3 horas de quinta-feira, passando depois todo o arquipélago para aviso laranja até às 9 horas, devido à passagem da depressão Francis.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
