A Nazaré atrai, há já uma década, milhares de surfistas de todo o Mundo apaixonados pela ondas gigantes. Foi no dia 1 de novembro de 2011 que o norte-americano Garrett McNamara fez história ao surfar uma onda de 23,77 metros. O surfista fez da Nazaré a sua segunda casa e, associando-se à Mercedes, tem no EQ Lounge o seu porto de abrigo.
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A forte sustentabilidade do surf levou à aproximação entre a Mercedes e Garrett McNamara, dela nascendo o Mercedes-EQ Lounge, uma estrutura implantada no porto de pesca da Nazaré, que foi construído a partir da reutilização de materiais disponíveis e tem impacto ambiental mínimo.
A madeira utilizada na fachada é proveniente dos incêndios do Pinhal de Leiria, em 2017, e na zona de platibanda da fachada foram utilizados como elemento isolante e decorativo várias chapas de aço recolhidas de destroços de navios e embarcações.
Na construção e conceção arquitetónica do Lounge foram reutilizadas, portadas, molduras de janelas entre outros desperdícios provenientes de restauro de residências antigas existentes na região envolvente.
Para delimitar a zona de jardim exterior ao lounge foram utilizadas sulipas com mais de 80 anos, que vida estiveram ao serviço das linhas férreas da Linha Oeste durante várias décadas.
A escadaria de acesso ao piso superior proveio dos anexos de uma fábrica de plásticos abandonada nos arredores da Nazaré.
A eletricidade é proveniente de painéis fotovoltaicos e armazenada na bateria do primeiro Mercedes elétrico, o B Electric Drive. Uma conjugação que permite, conforme referiu Lino Bugalho, "dispensarmos quase por completo a compra de energia elétrica".
"Só muito pontualmente recorremos à rede pública de abastecimento", sublinhou Lino Bogalho ao jornalistas, durante uma visita organizada pela Soc. Comercial C. Santos.
Energia renovável
A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas por painéis solares.
O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento das águas cinzentas produzidas pelo edifício.
O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que se assumem como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2.
"O caminho para a neutralidade carbónica coloca um conjunto significativo de desafios e oportunidades à sociedade. A transição para uma economia neutra em carbono é uma das grandes preocupações da Mercedes-Benz", refere a marca.
"Este esforço ambiental está em consonância com os esforços da Mercedes-Benz para reduzir o impacto ambiental de maneira holística, no âmbito da iniciativa Ambition 2039, com a qual o construir pretende atingir, até àquele ano, a neutralidade carbónica não só da gama de modelos, mas também de todo o processo industrial, desde as matérias-primas às linhas de produção", referiu ao JN Aquiles Pinto, Relações Públicas da C. Santos.
EQS: o luxo elétrico
Presente na Nazaré estava um EQS, na versão 580 4MATIC, com 385 kW (523 cavalos), o novo topo de gama da Mercedes no segmento dos executivos de luxo 100% elétricos, que serviu para um breve contacto dinâmico. Demasiado curto para perceber o que vale dinamicamente, mas suficiente para aquilatar de uma qualidade de materiais e de montagem a que é difícil apontar defeitos.
As versões disponíveis para já são a EQS 450+ com 245 kW (333 cv) e a EQS 580 4MATIC. A variante de entrada de gama, apenas com tração traseira, atinge os 100 km/h em 6,2 segundos e a mais potente, com tração integral, chega àquela velocidade em 4,3 segundos. A velocidade máxima está em ambos os casos limitada a 210 km/h.
O EQS 580 4MATIC oferece uma autonomia de 676 km e o EQS 450+ de 770 km. A nova berlina da Mercedes-EQ assinala o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior.
A maior das duas baterias tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107,8 kWh.
O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia elétrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo.
No interior sobressai o MBUX Hyperscreen (opcional), um ecrã curvilíneo de grandes dimensões, que se prolonga praticamente de um pilar A ao outro. Atrás de um vidro de cobertura estão instalados três ecrãs, incluído um OLED de 12,3 polegadas para o passageiro.
Os preços do EQS começam nos 122 850 euros.