Os Censos 2011 confirmaram Mafra como o concelho da Área Metropolitana de Lisboa que mais cresceu na última década, em termos percentuais. Para quem ali mora e/ou trabalha, não restam dúvidas: a qualidade de vida no dia-a-dia foi o mote que levou à captação de milhares de habitantes.
Corpo do artigo
Ao todo, Mafra ganhou mais de 22 mil habitantes desde os Censos de 2001, o que se traduz num aumento de cerca de 40% da população (de 54.358 para 76.749 residentes).
Mafra situa-se a uns 50 quilómetros de Lisboa, mas longe vão os tempos em que a chegada aquela vila rural era feita por uma bonita mas sinuosa e estreita estrada de interior. Hoje, as novas auto-estradas "empurram-na" para a periferia da capital. "Mafra é, actualmente, dos concelhos com melhores acessibilidades e isso revelou-se decisivo na escolha das pessoas", afirma Manuel Crispim, director da Remax Latina, uma das imobiliárias que acompanhou de perto o "boom" imobiliário dos últimos anos.
Foram, sobretudo, famílias de classe média e média/alta, na maioria dos casos oriunda dos concelhos de Sintra e Loures, que se mudaram para Mafra.
Viver à moda antiga
"Aqui ainda vivemos à moda antiga. As crianças podem brincar livremente na rua, nas noites de Verão, as pessoas passeiam pela vila tranquilamente e há uma grande proximidade. Toda a gente conhece os seus vizinhos", conta Ana Ferreirinho, a morar na vila há quatro anos, onde de resto também trabalha, no escritório de imobiliária ERA.
"As pessoas encontram estas vantagens e, por outro lado, sentem que estão a 20/25 minutos de Lisboa, o que antes não acontecia", descreve o presidente da Junta de Freguesia de Mafra, António Ramalho Pereira.
A qualidade das construções é outro dos "trunfos" apontado por todos. "A maioria dos edifícios foi feita por construtores locais, que têm grande preocupação com a qualidade", refere Manuel Crispim.
"Não são permitidos prédios com mais de quatro andares. O que faz com que o convento - ex-libris da vila - possa ser vista de todos os pontos de Mafra", destaca, por outro lado, Ana Ferreirinho.
A segurança - são raros os casos de assaltos relatados - e a limpeza das ruas são outros pontos destacados pela população.
Finalmente, a praia. Mafra está a 10 minutos da Ericeira, o que, sobretudo nos meses de Verão acrescenta qualidade vida. "Poder sair do trabalho e passar o final da tarde a apanhar um pouco de sol na praia é um privilégio", conclui Ana Ferreirinho.