Maggie é uma cadela que sobe às árvores e tem especial predileção por gatos. Encontrada a vaguear nos arredores da Figueira da Foz, ao abandono, foi levada para o canil municipal e adotada por José Luís Sousa em abril.
Corpo do artigo
Em junho, Maggie surpreendeu pela primeira vez ao subir a uma árvore atrás de um gato, explica o dono, que mais tarde captou a proeza em vídeo.
"Um dia, ela começou a ladrar para uma árvore, saltou para ela e subiu pelo menos dois metros, porque o gato preto estava lá", recorda José Luís Sousa. Uma cena que se repete. "Já mostrei fotos a pessoas, no veterinário, e ninguém conhece uma cadela que suba às árvores", comenta, divertido.
José Luís garante que Maggie é muito meiga e só ladra aos gatos, mas não em tom agressivo: "Nitidamente, quer brincar com eles". Em particular com um gato preto da vizinhança - o que aparece no vídeo. "Persegue-o alegremente quase todos os dias, de cada vez que o vê. Muitas vezes está sentada, a abanar o rabo, a um metro dele."
Mete-se debaixo dos carros, como os gatos
Recentemente, Maggie deu mais um sinal de gostar de felinos. "O dono do gato [preto] tem um jipe e ela enfia-se debaixo do jipe, tipo gato, e atravessa-o de um lado ao outro. Mete-se debaixo dos carros para apanhar o gato preto. Na última vez que fez isso, tinha acabado de chover e voltou coberta de óleo", conta José Luís Sousa.
É uma cadela esguia, com mais de dois anos, arraçada de Pastor Alemão. No veterinário brincam dizendo que, "se fosse uma pessoa, era top model". Trazia muitos medos. Ainda tem receio de vassouras, não abre portas encostadas e não gosta de estar sozinha. Mas está ambientada, a julgar pelos três carregadores de computador que já roeu e pelo buraco que fez no sofá.
Outras particularidades do animal? Uiva às sirenes de ambulâncias e carros de bombeiros e tem uma amizade com Kiza, uma cadela vizinha. "Saem sempre juntas por volta das 20 horas. Quando a Kiza não vem com a trela, vai para a porta de casa e senta-se à espera que a Maggie vá ter com ela. E vice-versa", diz José Luís.