A poucas horas da inauguração do X Festival Internacional de Chocolate, Óbidos enche-se de cenários alusivos à Disney e iguarias que, até dia 25, prometem deslumbrar os mais novos e os estômagos dos mais gulosos.
Corpo do artigo
Mimi Lorena, de três anos, acompanhada pelos pais, foi das primeiras visitantes a entrar no certame aberto ao público desde as 14.00 horas desta sexta-feira.
De dedo apontado ao castelo da Bela Adormecida, não consegue decidir-se entre dedicar-lhe toda a sua atenção ou reparti-la com os animadores vestidos de donuts ou torta.
A viver na Suíça, e de férias no concelho de Óbidos, a mãe não dispensa uma vista ao festival que considera "uma oportunidade fantástica para um programa em família e para afastar as crianças da televisão e do computador".
Casais e filhos optam por visitar o certame logo após a abertura para "poderem ver tudo, sem confusões para os miúdos", explica Eliana e Pedro Fernando, que vieram de Vila Nova de Gaia para ver "as esculturas de chocolate.
Na tenda, 2,5 toneladas de chocolate deram origem às figuras de filmes como 'À procura de Nemo', 'Piratas das Caraíbas', 'Bela Adormecida', 'Peter Pan' ou 'Cars'.
O grande castelo de Chocolate e a princesa adormecida às suas portas, esculpidas em chocolate, continuam a ser os preferidos das meninas.
Mas à porta do Bar de Gelo, uma estreia no certame, as preferências vão para a ginjinha com chocolate.
Rui Saraiva e Ana Gonçalves, vieram "de propósito de Lisboa" e quase conquistavam o primeiro lugar na lista dos clientes servidos, não fosse um casal de Aveiro a antecipar-se no pedido. "É um ambiente fantástico, mesmo para quem não tem filhos e já passou a idade de ver filmes da Disney", frisam.
O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos estará aberto ao público às sextas, sábado e domingos, até 25 de março. As entradas custam cinco euros para as crianças até aos 12 anos e sete euros para os adultos.