O Perlim, parque temático natalício da Feira, encerra este sábado, mas ainda tem as portas abertas da Quinta do Castelo até às 19.30 horas. Como acontece todos os dias, mas mais acentuado nesta data porque é de fecho, a magia do evento é abrilhantada pelo espetáculo de fogo de artifício, num ambiente de festa.
Corpo do artigo
Durante 22 dias, mais concretamente desde 25 de novembro, mais de mil peças e elementos cenográficos, produzidos de raiz ou recuperados de edições anteriores, transformaram o Castelo num lugar mágico e único.
Ainda sem fornecer números, porque o balanço rigoroso será feito após o fecho de portas, a organização fala de um ano “desafiante, de afirmação e crescimento, de um projeto consolidado que soma 15 edições”. Os responsáveis mostram-se ”claramente satisfeitos com o crescimento e fidelização do público”.
“Este ano foram seis os espetáculos originais, desenhados, produzidos e apresentados por agentes culturais locais, num total de 20 apresentações diárias”, fazem notar. “O Perlim não é um produto de catálogo. Resulta do trabalho de autor produzido em oficina, que não existe em mais lado nenhum, e isso faz toda a diferença”, é sublinhado.
Parceria com o IPO
O Castelo tem patente a exposição de pintura “Os Superpoderes das 4 Estações”, com trabalhos de crianças em internamento e consulta externa do IPO do Porto. Também há um vídeo com testemunhos.
Esta mostra envolveu pequenos grandes artistas, dos 3 aos 16 anos, da consulta externa e internamento do serviço de pediatria, incluindo o isolamento e o transplante de medula óssea.
Pista de gelo
Fora da Quinta do Castelo, a Feira tem para oferecer uma pista de gelo, sendo “uma aposta ganha e um conteúdo de animação para manter e reforçar nas próximas edições, tal como o circo”.
Já no largo do Rossio, e intrínseco à quadra festiva, o Mercado de Natal é visto como “um projeto ganhador, para manter com uma forte ligação ao Perlim e já com uma prometida nova configuração para 2024”. O horário da pista e do mercado é até às 22 horas.