O "Wine & Classics", que combina a exposição de carros clássicos e a prova de vinhos, de produtores nacionais desde o Minho até ao Algarve, continua de portas abertas até este domingo, às 21 horas, na Quinta dos Cónegos, na Maia, e tem ainda como oferta uma visita à Torre do Lidador, no centro da cidade.
Corpo do artigo
"A afluência está a decorrer conforme o esperado" e para domingo, último dia da iniciativa, que começou na sexta-feira, são esperados muitos visitantes, embora "este não pretenda ser um evento de massas", como salientou Euclides Soares, da organização.
Só pela ida à Quinta dos Cónegos, um espaço amplo, verdejante e acolhedor, vale a pena o bilhete. O ingresso custa sete euros e dá direito a um copo, quatro provas de vinhos, uma prova comentada e um momento de "showcooking".
Conforme foi referido, está incluída uma curta viagem até ao centro da Maia, a bordo de um "pão de forma (nome de uma emblemática carrinha da Volkswagen)", e a subida à Torre do Lidador, para desfrutar das vistas.
"O nosso objetivo era fazer algo diferente. Não ser só mais um evento. Por isso, escolhemos esta combinação, de carros e vinhos, num espaço aprazível, como é a Quinta dos Cónegos, podendo os visitantes estar em contacto direto com a natureza", foi sublinhado. A animação musical está a cargo de um "disc jockey".
O "Wine & Classics" engloba 16 produtores de vinhos, a que correspondem outros tantos automóveis antigos, todos em bom estado. Também faz parte da coleção uma sidecar. Entre os produtores vinícolas contam-se as regiões dos Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Lisboa, Alentejo e Algarve.
Euclides Soares espera receber durante os três dias do evento, "entre três mil a quatro mil pessoas", e fala já numa próxima edição, em 2024, "alargada provavelmente a cerca de 20 produtores", a realizar igualmente na Quinta dos Cónegos.
Esta combinação dos clássicos e da gastronomia, neste caso dos vinhos, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo da Maia.