Foram inaugurados nesta sexta-feira, na Maia, dois novos parques caninos. As obras no Jardim IMO XXI, no Castêlo da Maia, e no Jardim de Frejufe, em Nogueira e Silva Escura, representam um investimento municipal superior a 120 mil euros.
Corpo do artigo
"As intervenções concretizam um conjunto de melhorias destinadas a potenciar o usufruto dos espaços verdes e a qualidade de vida dos munícipes", refere a Câmara da Maia, em comunicado. O presidente da autarquia, António Silva Tiago, destacou a importância de oferecer aos munícipes “espaços mais agradáveis e funcionais, reforçando o estatuto da Maia como um concelho de excelência em qualidade de vida”.
No Jardim IMO XXI surgiu uma nova infraestrutura destinada aos animais de companhia, que inclui um parque canino vedado com 800 m², equipado com rampas, anéis, obstáculos e um salto de cordas. O espaço inclui ainda bancos, uma papeleira para os dejetos e um bebedouro externo. Segundo a Câmara da Maia, "a requalificação incluiu também a substituição de mesas de merenda e bancos, a mudança da zona de piqueniques para junto do parque infantil e a introdução de novas espécies arbóreas, como 10 carvalhos-alvarinho, quatro bétulas e uma faia".
No Jardim de Frejufe foi criado um parque canino de 560 m² com estruturas semelhantes às do Jardim IMO XXI. "Para garantir a integração paisagística do espaço, foi criado um alinhamento de arbustos da espécie "photinias fraseri", contribuindo para uma maior harmonia visual", refere o município.