A partir do próximo dia 1 de abril, a Maia vai começar a cobrar dois euros por pessoa, por cada dormida nos estabelecimentos holeteiros do concelho, até um máximo de cinco noites seguidas por pessoa.
Corpo do artigo
A taxa vai incidir sobre hóspedes que tenham idade igual ou superior a 14 anos.
Segundo o Município, "a taxa gerada destina-se a infraestruturas e equipamentos públicos, reforço da limpeza urbana, da segurança de pessoas e bens, da rede de transportes públicos e das condições de mobilidade".
Através de comunicado, a Câmara da Maia faz ainda saber que "ficam isentos de pagamento "hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamentos médicos, estendendo-se esta não sujeição a um acompanhante; hóspedes portadores de defiência com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo desta condição, hóspedes que se encontrem alojados estabelecimentos turísticos, por expressa deterinação de entidades públicas, decorrente de declaração de mergência social ou da proteção civil".
Todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local estão obrigados a fazer o registo na plataforma.