
Airbus A380 da Global Airlines já aterrou na pista da Base Aérea 11, em Beja
Fotos: Teixeira Correia / JN
Airbus A380 da Global Airlines já aterrou na pista da Base Aérea 11, em Beja. Vai estar três semanas na placa de estacionamento do aeroporto.
Eram 14.20 horas, quando o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, operado por uma tripulação da portuguesa Hi Fly para a Global Airlines, aterrou nas pistas da Base Aérea Nº 11, em Beja, e depois parou os motores na placa de estacionamento do Aeroporto de Beja. A partida do aeroporto de Dresden, na Alemanha, aconteceu 72 horas depois do inicialmente previsto, depois de o voo ter sido adiado por duas vezes.
A aeronave da nova companhia aérea britânica de longo curso sobrevoou por duas vezes a albufeira de Alqueva e, depois de uma primeira passagem a baixa altitude junto ao perímetro urbano de Beja e do aeroporto, fez a aterragem de sul para norte.
O avião, que realizou trabalhos de manutenção nas instalações da Elbe Flugzeugwerke, na cidade alemã de Dresden, tem já a pintura na cauda concluída, devendo permanecer nas placas de estacionamento do aeroporto de Beja, durante três semanas, para novos trabalhos de manutenção do interior e pintura, antes de entrar ao serviço.
A Global Airlines Limited é uma companhia aérea britânica em fase de arranque que vai realizar voos de Gatwick, Londres, para Nova Yorque e Los Angeles, utilizando uma frota de quatro Airbus A380, tendo adquirido o primeiro avião em maio de 2023.
23 de julho de 2018, aterragem do primeiro A380 em Beja
O Airbus A380 da Hi Fly aterrou pela primeira vez em solo português a 23 de julho de 2018, depois de uma “volta de apresentação” sobre a cidade de Beja.
Apesar de só transportar a tripulação, milhares de pessoas concentraram-se em redor da pista da BA11 e da placa do aeroporto para verem o maior avião de passageiros do Mundo, um momento que se acreditava histórico para a vida da infraestrutura e para a região.
No final de 2020, a Hi Fly deixou de operar o A380, por razões ligadas à escassa procura devido à pandemia de covid-19.
