O Desfile da Mordomia, o primeiro grande número e o predileto do público, da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia em Viana do Castelo, sai às ruas daquela cidade esta quinta-feira à tarde (16 horas), com o maior número de participantes de sempre.
Corpo do artigo
Segundo informação divulgada pela VianaFestas, que organiza a festa, inscreveram-se para desfilar trajadas com fatos à vianesa e "ouradas" [termo que significa adornadas], 908 mulheres de 11 dos 18 distritos de Portugal, e Brasil, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça.
A maioria trajará fatos à Vianesa da Ribeira Lima (vermelho), de Terras de Geraz (verde) de Morgada (escuro). A média de idades das mordomas é de 32 anos.
"São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Uma das curiosidades em torno deste desfile, é, além da diversidade de trajes, a quantidade de ouro que as mulheres levam ao peito e nas orelhas. Há mesmo quem leve alguns quilos. Peças de filigrana, cordões e ouro de Viana, muitas delas que atravessam gerações.
Ao JN, o padre Vasco Gonçalves, capelão do Santuário de Nossa Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo, refere que o ouro fino usado pela mordoma simboliza "uma oferta a Deus".
"O ouro que é usado nas festas da Senhora d'Agonia, como noutras festas, é sempre o ouro para Deus. Nós acabamos por lhe dar uma componente cultural, mas todo o ouro, é para oferecer ao Senhor", indica.
A romaria de Viana do Castelo começou na segunda-feira, 14 de agosto, e termina na próxima terça-feira. É a mais longa da história daquela festa popular, com forte componente religiosa, que nasceu em 1772 da devoção dos pescadores a Nossa Senhora d'Agonia.
O Desfile da Mordomia representa o momento em que as mulheres vão apresentar os cumprimentos às autoridades locais e população. Antigamente, desfilavam de manhã, mas de há alguns anos a esta parte, o número passou para a parte da tarde.
Esta manhã, às 11 horas, decorrerá na Câmara, um momento simbólico, já com a presença de algumas mordomas, de apresentação de cumprimentos ao executivo municipal.