A ligação por TGV de Portugal à Galiza contempla a construção do maior viaduto da Península Ibérica. A nova ponte internacional sobre o rio Minho ficará integrada numa ligação de mais de quatro quilómetros entre Valença e Tui.
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Os 4324 metros do viaduto entre Tui, na Galiza, e Valença, em Portugal, vão superar o que cruza o rio Guadalete em El Portal (3221 metros), na linha Sevilha-Cádiz, especifica o jornal galego “Faro de Vigo”, que avança a notícia da construção desta travessia internacional sobre o rio Minho. A nova ponte será construída perto da estação de tratamento de águas de Guillarei, cerca de três quilómetros a montante da atual travessia ferroviária.
A construção será dividida entre o Governo de Espanha (2,5 km) e o de Portugal (1,9 km), escreve o “Faro de Vigo”. O projeto prevê uma ponte com três pilares sobre o Minho e uma inclinação de até 1,5% na chegada a Portugal, adianta aquele jornal galego. A linha passará por áreas ambientalmente sensíveis (Baixo Minho, Gándaras de Budiño, Monte Aloia). Inicialmente seguirá paralela à linha atual por três quilómetros, com ligação ao terminal de mercadorias de As Gándaras, escreve ainda aquele jornal.
A nova linha vai contornar o centro histórico de Valença, segundo os planos citados pelo “Faro de Vigo”. Não é claro se Portugal optará por ligar a nova travessia à estação atual ferroviária, junto à fortaleza, ou se criará uma estação específica para o TGV, como é mais comum em Espanha.
A revelação do Faro de Vigo é "uma excelente notícia", segundo o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez Mao, apesar de "alguns atrasos" especialmente na entrega do estudo prévio do primeiro troço Vigo–O Porriño. "Com o anúncio da licitação do segundo troço e a divulgação do traçado da ponte em alguns meios de comunicação, isso significa que as três partes em que se divide a linha até Portugal estão desbloqueadas", acrescentou.
"Portugal já há algum tempo está a preparar tudo até Braga. Têm tudo perfeitamente orientado e estão a desenvolver os projetos de engenharia”, observou Xoan Vázquez Mao. “E isso significa que também o troço entre Braga e a fronteira está desbloqueado, e portanto, todo o processo está em andamento", acrescentou o secretário-geral do Eixo Atlântico, entidade sem fins lucrativos que apoia iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça.
A Direção Geral do Setor Ferroviário — departamento responsável por esta iniciativa — aumentou para 968 mil euros o valor para o estudo prévio. Neste novo caderno de encargos, são indicadas as larguras previstas para a plataforma da via, as secções para passagens inferiores e superiores em estradas, bem como as inclinações previstas. Ao mesmo tempo, reduz em cerca de 100 metros o comprimento previsto para a ponte que ligará o traçado à rede portuguesa, escreve o Faro de Vigo.