Maioria aprovou fusão de duas freguesias na Assembleia Municipal
A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, segunda-feira à noite, a fusão das freguesias de Seide S. Miguel e Seide S. Paio. A proposta da coligação PSD/PP foi aprovada por maioria e define que a nova localidade passe a denominar-se de "Freguesia de Seide" com sede na atual Junta de Seide S.Miguel.
Corpo do artigo
A coligação adiantou que estas são as duas únicas freguesias que podem agregar-se atendendo à aproximação que resulta do "devir histórico". As restantes, segundo apontam, têm "especificidades" que representam dificuldades "intransponíveis" no processo de agregação.
O BE, CDU, PS e os presidentes de Junta de Seide S. Paio, Joane, Cabeçudos, Outiz, Gavião, Lagoa e Novais votaram contra.
Os partidos alegam que a proposta da coligação PSD/PP não cumpre a lei. "Tendo em conta que a população foi excluída do processo não há condições para discutir a reforma administrativa", adiantou José Luís Araújo do BE, que defende a manutenção das atuais 49.
Por seu lado, a CDU defendeu que a proposta surge como uma "imposição" pelo que desafiou toda a assembleia a mostrar-se contra.
"É uma proposta ilegal, não cumpre os parâmetros e revela falta de coragem", adiantou Rubim Santos do PS, frisando que a coligação optou por "espezinhar" uma das freguesias do concelho.
Vitor Moreira, do PSD, contrapôs dizendo que a proposta é legal e "responde às perguntas suscitadas na lei".