Substituição de pavimentos da faixa de rodagem e passeios, pata garantir maior segurança e acessibilidade pedonal, e instalação de nova arborização, sinalização e iluminação pública fazem parte da segunda fase da requalificação urbana da zona de Azevedo, em Campanhã, que deverá avançar no terreno no próximo ano.
Corpo do artigo
O município do Porto lançou o concurso público para a execução dos trabalhos, com um preço-base de 2,43 milhões de euros. As obras deverão demorar cerca de dois anos (720 dias) e abrangem "arruamentos e infraestruturas da Rua do Esteiro de Campanhã, Rua do Bacêlo, Largo de São Pedro, Rua da Palheta, Travessa da Palheta e Rua do Meiral".
A intervenção prevista pela autarquia, e que será concretizada através da empresa municipal Go Porto, "contempla, ainda, a reformulação das redes hidráulicas e pluviais, o enterramento das redes aéreas de telecomunicações e eletricidade e a criação de meios de combate a incêndios".
As propostas para o concurso devem ser entregues até ao próximo dia 30.
A primeira fase da requalificação da zona de S. Pedro de Azevedo, gerida pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, foi concluída em meados do ano passado.
Tratou-se de um investimento superior a dois milhões de euros, com apoio de fundos europeus, que permitiu requalificar as redes de água, saneamento e pluviais e proceder ao arranjo paisagístico da Rua e Travessa da Levada, da Rua de S. Pedro e de parte da Rua e Travessa da Palheta, numa área total de aproximadamente 5300 metros quadrados.