Arrancam “em breve” as obras de ampliação do parque de autocaravanas e de construção de um novo edifício de apoio no Parque Biológico de Gaia. No ano passado, em que assinalou quatro décadas de existência, o equipamento municipal recebeu 118 267 visitantes, mais 44 458 pessoas do que em 2022.
Corpo do artigo
O aumento significativo da procura, num ano marcado por dois festivais temáticos e 14 dias de entrada livre, acrescentam pertinência às empreitadas de melhoria e de expansão do Parque Biológico.
Aos 16 hectares que a Câmara de Gaia já comprou por 300 mil euros, vão somar-se mais quatro, a adquirir “brevemente”. “A construção de instalações próprias para acolher dois linces ibéricos (que deverão chegar em setembro deste ano) já está a decorrer, fruto de um investimento municipal de 380 mil euros. A requalificação do auditório também já começou a 4 de março, numa obra com duração prevista de 180 dias e um investimento de 400 mil euros”, acrescenta o Município.
A ampliação do parque de autocaravanas e a construção do edifício de apoio, com uma duração prevista de 200 dias, representa um investimento de 480 mil euros.
Mas o rol de intervenções é mais vasto: “Estão previstos, também, o projeto de remodelação e ampliação do edifício principal (fruto de um investimento de 2,5 a 3 milhões de euros); e o projeto de arquitetura do Centro de Acolhimento do Parque Biológico, que previsivelmente será lançado durante o próximo mês de maio, com o preço base de 70 mil euros”.
Neste caso, clarifica a Câmara, “o critério de adjudicação não será apenas o preço, mas também fatores relacionados com a solução arquitetónica, funcionalidade e inovação do espaço, bem como elementos relacionados com a adaptação às alterações climáticas de eficiência energética, reaproveitamento de águas, entre outros”. De acordo com as estimativas municipais, o concurso para a execução da obra deve acontecer em 2026, ano durante o qual também se espera avançar com os trabalhos no terreno. A empreitada deverá durar um ano.
A Autarquia anuncia, também “para breve” a entrada em vigor do “passaporte anual, um documento que inclui 31 desafios que serão divulgados nas redes sociais em diferentes datas comemorativas ao longo do ano”. Os carimbos serão conquistados à medida que se forem realizando os desafios, sendo que os titulares dos primeiros cem passaportes que recebam pelo menos 15 carimbos ganharão uma entrada anual no parque.
“Os outros passaportes, com pelo menos 15 desafios carimbados, receberão, cada um, até ao limite dos prémios, uma entrada para as Noites dos Pirilampos (20 entradas de adulto, 20 entradas de jovem e 20 entradas de pessoa com deficiência). Todos os restantes que apresentarem o passaporte com pelo menos um desafio carimbado, receberão um número da revista Parques e Vida Selvagem”, acrescenta a Câmara.