Mais de um milhar de pessoas caminharam, este domingo de manhã, em Oliveira Santa Maria, Famalicão, em solidariedade com Hilário Rodrigues, um jovem de 27 anos que sofre de cancro renal e procura tratamento na Alemanha. O tratamento é muito dispendioso pelo que estão a ser realizadas várias iniciativas para recolha de fundos.
Corpo do artigo
Foram muitos aqueles que quiseram demonstrar solidariedade para com o jovem que já está na Alemanha para uma primeira consulta.Só para uma primeira fase são necessários, tal como o JN já noticiou, cerca de 50 mil euros.
Numa mensagem lida pela irmã antes de iniciar a caminhada, Hilário expressou a gratidão a todos quantos contribuem. "A emoção de ver o carinho e apoio de todo este povo é enorme. Perceber que nasceu uma esperança e que todos estão comigo é de um orgulho imenso, é ter a certeza de que tudo isto vale a pena", escreveu o jovem na mensagem que deixou antes de partir para a Alemanha.
Hilário descobriu que tinha cancro renal há cerca de um ano. Depois de ter sido operado fez quimioterapia mas sem grandes resultados, fez um tratamento com comprimidos que também não resultou. O jovem foi então informado que nada mais havia a fazer. "Em Portugal só têm para me oferecer cuidados paliativos", afirmou aquando da reportagem do JN.
Mas, Hilário, a família e os amigos descobriram uma clínica na Alemanha onde os tratamentos podem ajudar ou mesmo curar a doença. Aconselhado por profissionais de saúde Hilário, casado e com uma filha de seis anos, deposita as suas esperanças nesta clínica.
As economias da família estão a ser gastas nas despesas com esta primeira consulta mas é necessário mais dinheiro para que possa continuar o tratamento. Família e amigos estão a realizar várias iniciativas para angariação de fundos.
