Desde o início do ano, houve 222 situações de estacionamento indevido (nas faixas Bus e em paragens) que perturbaram a circulação dos autocarros da STCP no Porto.
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O número representa quase metade (48%) das 472 ocorrências que causaram atrasos, nas quais se incluem acidentes, avarias de veículos na via pública e aluimentos, entre outras situações. Em média, tem havidon 10 ocorrências por dia. Dos registos de acontecimentos devido a estacionamento indevido, a equipa Via Livre conseguiu intervir em 55% dos casos, contabilizou a Autarquia.
A operação da STCP na cidade é monitorizada em tempo real, desde o início do ano, no Centro de Gestão Inegrada (CGI), "permitindo atuar com maior rapidez sobre o serviço público de transportes perante o incumprimento de horários, acidentes e incidentes, constrangimentos na rede e avarias", subinha a Câmara do Porto, responsável pela gestão da empresa intermunicipal.
Naquele espaço, a equipa da STCP está presente de segunda a sexta-feira, entre as 6 e as 20 horas.
O Centro de Gestão Integrada, criado em 2015, é responsável pela "gestão integrada de várias entidades no sentido de garantir maior eficiência e capacidade de resposta do Município do Porto em situações de intervenção multidisciplinar". "Na sala de operações é possível visualizar, em tempo real, via "videowall", as imagens das câmaras de gestão de tráfego e detetar as perturbações na circulação rodoviária, o que permite potenciar uma atuação mais ágil e integrada, assim como acompanhar a atividade operacional no terreno e a partilha de informação entre as entidades envolvidas", pormenoriza a Câmara.
A STCP também gere "um centro de controlo da operação da rede onde visualiza e acompanha, em tempo real, a situação e localização de cada autocarro, o que permite ajustar a operação às várias ocorrências na via pública e frota", acrescenta o Município.