Um ano após a reabertura da Igreja de São Gonçalo, os registos de visitas ao templo religioso de Amarante assinalam que mais de 250 mil pessoas visitaram aquele monumento do século XVI, que foi alvo de uma profunda remodelação.
Corpo do artigo
Aquando da inauguração das obras de beneficiação do Convento/ Igreja, em 2022, as melhores expectativas apontavam para cerca de 170 mil visitas, mas esse número foi ultrapassado, garante a Câmara de Amarante.
"Para os próximos meses, espera-se a abertura do acesso à torre sineira, bem como de outros espaços restritos, de forma a dar a conhecer espaços menos visitados e com privilegiada vista sobre a cidade, o convento e o rio Tâmega", promete a autarquia. Atualmente, está também a ser trabalhada a criação de uma APP da Igreja de São Gonçalo de modo a potenciar, ainda mais, o turismo religioso em torno do maior "postal" turístico da cidade.
As novidades acabam de ser tornadas públicas a poucos dias da celebração do Dia de S. Gonçalo, no dia 10 de janeiro, data que este ano será evocada com um conjunto de atividades que prometem dar um novo alento ao dia do padroeiro.
Programa para o dia 10 de janeiro
Assim, no dia 10 de janeiro, a igreja vai receber a visita dos alunos do 1.º ciclo, que vão conhecer o padroeiro da cidade e suas lendas, as tradições da terra, a cultura e a história, e participar do ritual da entrega dos cravos na pedra tumular na capela de São Gonçalo recebendo, em troca, os figos da mão do pároco.
Nesse dia será também lançado o livro "Breve Tratado da Vida e Milagres de São Gonçalo de Amarante", de Frei Manuel Pereira do séc. XVII, editado pelo Centro de Estudos Amarantinos, no Clube Amarantino às 17 horas. Segue-se, às 21 horas a celebração da Eucaristia e às 22 horas o espetáculo de fogo-de-artifício, no centro da cidade, promovido pela Câmara Municipal.
No domingo, dia 15, realiza-se uma arruada de bombos pelas ruas da cidade, antes da missa às 11 horas na qual se fará a bênção e a entrega dos figos.
SABER MAIS
As obras de reabilitação e conservação do Convento/Igreja de S. Gonçalo e do seu recheio artístico, inauguradas há um ano, duraram 16 meses. Aquela que foi a primeira grande intervenção em 482 anos do edifício teve um investimento total de mais de dois milhões de euros com cofinanciamento do Norte 2020 - Programa Operacional Região Norte, em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte, e a Fundação Manuel António da Mota como mecenas.