Mais de 270 bombeiros estão envolvidos, esta quinta-feira, na vigilância ao incêndio que, na quarta-feira, atingiu o concelho de Penela, tendo as pessoas evacuadas já regressado aos seus locais de origem.
Corpo do artigo
Segundo o comandante operacional distrital de Coimbra da proteção civil, António Martins, a vigilância após o fogo, dominado já de madrugada, mobilizava 273 bombeiros e 73 veículos.
O incêndio começou às 12.30 horas de quarta-feira em São João do Deserto e foi considerado dominado às 03.21 horas desta quinta-feira. A vigilância estava a decorrer, ao princípio da manhã, "sem problemas", adiantou António Martins.
Entretanto, os 58 idosos retirados de um lar em Serradas de Freixiosa regressaram à instituição na noite de quarta-feira, tendo as operações decorrido sem incidentes, disse à agência Lusa o coordenador da Serviço Municipal de Proteção Civil de Penela, José Carlos Reis.
"Foi uma mera precaução devido ao fumo. O incêndio esteve muito longe do lar", disse este responsável ao referir-se à retirada dos idosos da unidade.
Os 12 moradores de quatro povoações que também foram deslocados devido ao incêndio, já voltaram todos para as suas casas, às quais começaram a regressar ao final da tarde de quarta-feira, informou José Carlos Reis.
"O vento continua muito forte e os valores da humidade e da temperatura deixam-nos apreensivos", disse ainda o coordenador da Proteção Civil Municipal, referindo que as chamas destruíram sobretudo eucaliptal e pinhal.
De acordo com o comandante operacional distrital de Coimbra, António Martins, na vigilância, que se vai manter durante todo o dia, estão empenhados meios deste distrito e dos de Leiria, Santarém e Castelo Branco.