O Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça Cincork e a junta de freguesia de Santa Maria de Lamas, em Santa Maria da Feira, construíram, pelo quinto ano consecutivo, uma árvore de Natal e um presépio à escalara real a partir de rolhas de cortiça recicladas.
Corpo do artigo
Para construir a árvore, com cerca de sete metros de altura, foram precisas 27 mil rolhas e para o presépio, feito à escala real, foram usadas cerca de 14 mil rolhas. No total, são mais de mais de 40 mil rolhas de cortiça recicladas.
A decoração está instalada na zona da Rua da Ribeirinha (entre o Intermaché e o Minipreço) com a maior árvore de Natal montada em rolhas de cortiça recicladas, juntamente com um presépio, à escala real.
O objetivo do projeto, esclarece a empresa, é promover a reciclagem de rolhas de cortiça e dar conta da sua importância como material natural e ecológico.
"Refira-se que o Cincork tem incutido, nos diferentes processos formativos que desenvolve, a promoção dos valores ambientais associados ao uso da cortiça, nomeadamente ao nível da sustentabilidade ambiental, da biodiversidade proporcionada pelo montado de sobro e da sua importância no resgate de carbono", diz a empresa em comunicado.
O conjunto estará em exposição durante toda a quadra natalícia.