Os moradores dos oito munícipios associados da Lipor - Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Espinho - entregaram mais de 61300 toneladas de resíduos e equipamentos eletrónicos para reciclar, durante o ano passado, nos ecocentros móveis que estiveram em todos os concelhos.
Corpo do artigo
No total, foram entregues 93820 quilos de materiais, o equivale ao peso de cerca de três autocarros de passageiros, pormenoriza a Lipor, acrescentando que se verificou um aumento substantivo em artigos como tinteiros e tonners (mais duas toneladas face ao ano anterior) e lâmpadas (mais uma tonelada).
Apesar disso, e logo a seguir ao material eletrónico, aquilo que os cidadão mais depositaram nos ecocentros móveis foram embalagens contaminadas (11,8 toneladas). Pilhas, rolhas de cortiça, papel não embalagem, CD e DVD foram os outros artigos entregues para reciclagem.
"Todos estes materiais que não sabemos exatamente o que fazer com eles quando não têm mais utilidade para nós, podem ter um destino sustentável se entregues nos ecocentros móveis", assinala a Lipor.
O projeto dos ecocentros móveis tem apoio de fundos europeus.