Mais de 90% dos funcionários do Lionesa Business Hub, em Matosinhos, sentem-se um membro orgulhoso e recomendava aos familiares e amigos o trabalho nas empresas do grupo. A conclusão faz parte dos resultados de um estudo que se propôs a medir a felicidade no trabalho, realizado em parceria com a Universidade Lusófona.
Corpo do artigo
Segundo António Pedro Pinto, diretor de marketing do Lionesa, a felicidade dos trabalhadores baseia-se, por exemplo, "na cultura organizacional e nas atividades feitas que ajudam a atingir níveis de satisfação mais elevados".
A oportunidade para se encontrarem com outros colegas foi destacada nas respostas. O diretor de marketing exemplifica com o sistema de trabalho híbrido: "Ainda que o trabalho a partir de casa seja uma possibilidade, a maioria opta pelo formato presencial, para aproveitarem mais as atividades do grupo".
O estudo foi feito em duas partes: a primeira, através de entrevistas com os diretores dos recursos humanos das empresas; a segunda, a partir de um questionário direto aos trabalhadores.
Mais de 95% das pessoas afirmou que recomendava a familiares e amigos para trabalharem numa das empresas do Lionesa. A acompanhar este ponto, cerca de 92% das pessoas afirmou ser um membro orgulhoso por trabalhar ali.
Quanto à atração e retenção de talento, o Lionesa também se destaca: "Parece haver uma certa tendência para achar que as atividades do grupo ajudam nessa matéria, nomeadamente num público mais jovem". Também é mencionado que “a proximidade do Lionesa com as universidades ajuda a captar talento".
O estudo, realizado em parceria com a Universidade Lusófona, contou com a colaboração de 409 trabalhadores de oito empresas que integram o Lionesa Business Hub, com idades entre os 22 e os 62 anos.
Apesar deste trabalho anual mais profundo, a medição dos índices de felicidade decorre mensalmente. "Enviamos um questionário todos os meses para perceber como se comportam as estatísticas. Isso permite-nos atuar em tempo real", explicou António Pedro Pinto, acrescentando que o estudo anual mais aprofundado vai continuar a ser feito com várias entidades académicas.
O Lionesa Business Hub é um centro empresarial dedicado à "indústria 5.0", que congrega mais de 100 entidades e cerca de sete mil trabalhadores de quase meia centena de nacionalidades. Promovendo um ambiente de trabalho flexível, o complexo conta com vários serviços, como restaurantes, espaços de lazer, atividades de exercício físico e uma intensa agenda cultural.