O telhado do Centro Terapêutico do Projeto Homem, em Braga, voou esta manhã de sábado e cortou acesso à Falperra. Dezenas de chapas, algumas com dez metros de cumprimento, não resistiram ao forte vento que se fez sentir durante esta madruga.
Corpo do artigo
"Isto começou de noite. Mas já durante esta manhã es chapas voaram. Algumas ficaram penduradas em árvores e outras suspensas em cabos de telefone", refere Abel Pereira, do Centro Terapêutico do Projeto Homem que tem uma estrutura que alberga 54 pessoas, toxicodependentes e alcoólicos em reabilitação, no meio do Monte da Falperra.
Ainda esta manhã a Companhia de Sapadores de Braga e Bombeiros Voluntários de Braga desimpediam o acesso à Falperra, pois algumas das chapas amontoaram-se na estrada, normalmente de ligação do centro da cidade ao Santuário do Sameiro.
O Centro Terapêutico do Projeto Homem está neste momento sem comunicações, pois o vento ainda derrubou um aposte que sustenta cabos telefónicos.
"Se o tempo continuar assim, com chuva e muito vento, provavelmente vamos ter que realojar os utentes. Aguardamos por uma empresa para ver se conseguimos remediar esta situação", refere Abel Pereira.
A estrutura está instalada na que local desde 2001 e segundo Abel Pereira "nunca tinha acontecido nada igual". "Não há danos humanos a registar. Apenas um grande susto", frisou ao JN.
A PSP de Braga tomou conta da ocorrência que condicionou o trânsito no local.