Mais de meio milhão de euros para rebocar 20.720 carros mal estacionados no Porto

Concurso foi dividido em três lotes
Foto: Direitos reservados
A Câmara do Porto avançou com um concurso público que prevê mais de 20 mil reboques de carros indevidamente estacionados nas ruas da cidade. O procedimento publicado no Jornal Oficial da União Europeia tem um preço-base que ultrapassa meio milhão de euros.
Corpo do artigo
O concurso público para contratar serviços de reboque de veículos está dividido em três lotes. Cada um tem um valor de 180,3 mil euros, perfazendo um valor total de 540,9 mil euros. Os interessados podem concorrer a um, a dois ou aos três lotes. Assim, a adjudicação também poderá ser isolada (lote a lote) ou feita de forma conjunta a uma só empresa.
Os documentos que acompanham o processo dão conta das estimativas de serviço: 20720 reboques num ano, sendo 17 mil executados totalmente. Os restantes 3720 não deverão ser concluídos, por cancelamento (969 com o rebocador já no local; 3720 com o rebocador ainda sem chegar), porque entretanto o condutor chegou e procedeu ao pagamento da infração.
De acordo com os pressupostos do concurso, cada lote deverá ter associado dois reboques e quatro funcionários. O município pagará um máximo de 30 euros por cada serviço de reboque concluído. Para serviços cancelados com o rebocador no local, o valor a pagar será de 15 euros; sem o rebocador no local será de seis euros. Os rebocadores deverão chegar aos locais, sempre que solicitados, no máximo em 30 minutos.
O serviço abrange o reboque de veículos ligeiros, pesados, motociclos e quadriciclos, devendo ser realizado todo o ano, até um máximo de 17 horas dia. O documento especifica quantos rebocadores devem Estar disponíveis em cada horários, sendo que o município reserva-se o direito de solicitar eventuais reforços de meios quando necessário ou para efetuar operações especiais.

