Câmara aprovou a abertura dos concursos públicos para as unidades de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. Cerca de metade do valor do investimento é suportado pelo PRR.
Corpo do artigo
Os centros de Saúde de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré vão ser requalificados. Para isso, a Câmara de Ílhavo aprovou, na última reunião do Executivo, a abertura do concurso público para a realização das empreitadas. No total, serão investidos mais de oito milhões de euros, dos quais 4,4 milhões serão comparticipados por fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a autarquia liderada por João Campolargo, as empreitadas têm como objetivo “corrigir as deficiências estruturais que se têm agravado ao longo dos anos”. E, além disso, “expandir e modernizar os edifícios, adaptando-os às novas exigências construtivas em termos de conforto, acessibilidades e eficiência energética”. Ambas têm um prazo de execução de um ano.
No caso do Centro de Saúde de Ílhavo, o valor base do concurso público é de 4, 16 milhões de euros. Ao edifício atual – que vai ser totalmente requalificado – serão anexadas três novas áreas. Está prevista a criação de uma sala polivalente e de novos gabinetes médicos e de salas de enfermagem, além da ampliação da zona de arrumos e de lavandaria.
Imóvel dos anos 90
O concurso público destinado ao Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré, por seu turno, tem um valor base de 3,9 milhões de euros. O edifício existente, que data de meados dos anos 90, vai manter-se com um só piso, mas será totalmente requalificado e ampliado. De acordo com a candidatura ao PRR, os problemas atuais prendem-se com a ineficácia do sistema de drenagem de águas pluviais, com patologias ao nível da cobertura e com “infiltrações e degradação das pinturas, madeiras e outros revestimentos”, além da “obsolescência em termos de instalações elétricas”.
“Estas unidades vão dar uma resposta mais alargada, não só em número de utentes, mas também no que respeita à qualidade do serviço”.