Na véspera, o mau tempo parecia que estava preparado para estragar a festa da Corrida do Dia do Pai, em Matosinhos. Mas a manhã deste domingo acordou solarenga e mais de sete mil participantes concentraram-se junto à marginal, local de partida e chegada da prova.
Corpo do artigo
Naquela que foi a 21.ª edição da prova, Nuno Lopes, 37 anos, campeão nacional de maratona, do Carregal do Sal, e Doroteia Peixoto, 40 anos, fundista, de Barcelinhos, foram os vencedores, completando a corrida em 30 minutos e 38 segundos e 35 minutos e 44 segundos, respetivamente.
O início da prova deu-se às nove horas, com o tiro de partida dado por Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara de Matosinhos, o vereador Nuno Matos e Maria José Patrício, gestora de eventos da Mimosa. Ao longo do percurso, a animação esteve garantida com a presença de mascotes e personagens infantis, criando um ambiente festivo e entusiasmante para os mais novos.
A prova já conhecida por juntar pais e filhos de todas as idades, trouxe alegria e cor às principais artérias da cidade de Matosinhos, como Av. Norton de Matos, Rotunda da Anémona, Rua Brito Capelo, Avenida Serpa Pinto, entre outras.
Com duas distâncias disponíveis, os participantes tinham à disposição uma corrida de 10 quilómetros cronometrada e uma caminhada, de cinco quilómetros, sem fins competitivos.