O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR anunciou, esta sexta-feira, a apreensão de 3300 quilogramas de pescado e redes de pesca no valor de mais de oito mil euros.
Corpo do artigo
Segundo uma nota da GNR, o pescado foi apreendido, na quarta-feira, numa operação de fiscalização das atividades da pesca, na lota da Figueira da Foz.
Durante a operação foram apreendidos 2780 quilogramas de cavala e 432 quilogramas de carapau, com um valor comercial de cerca de 7200 euros, por não terem o tamanho mínimo para ser introduzida no consumo.
Depois de ter sido sujeito ao regulamentar controlo higiossanitário, o pescado foi distribuído a instituições particulares de solidariedade social, com exceção da cavala, que teve como destino a farinação, por ter sido declarada imprópria para consumo.
No mesmo local, a GNR apreendeu ainda 58 quilogramas de carapau, 17 de sardinha, 17 de pescada e 15 de faneca, tudo com valor comercial de cerca de 440 euros, por infração ao Regime de Primeira Venda.
Tendo sido declarado próprio para consumo, este pescado foi sujeito à primeira venda em lota, ficando o produto da mesma depositado à ordem do processo.
Os autores das infrações foram identificados, tendo sido elaborados os respetivos autos de notícia.
Também na quarta-feira, no Porto de Pesca de Aveiro, foi elaborado um auto de notícia por incorreção no preenchimento do Diário da Pesca ao responsável por uma embarcação.
Na nota, a GNR refere ainda ter apreendido na passada quinta-feira, nas praias a sul da Figueira da Foz, oito redes majoeiras, com um valor comercial de 800 euros, devido a não possuírem os elementos de marcação/identificação obrigatórios por lei.