Matilde Homem e Manuel Salgado, alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, vão ser reis por um dia na Feira Medieval, que entre esta sexta-feira e domingo se realiza nesta vila do Nordeste Transmontano, onde são esperados milhares de visitantes.
Corpo do artigo
Matilde vestirá o fato de D. Isabel de Aragão e Manuel o D. Dinis porque foram eleitos num concurso realizado na escola. “Participei neste concurso porque achei interessante imaginar o que faria se fosse uma Rainha por um dia. Para mim, é uma experiência única e muito especial, não é algo fácil de se fazer e é um desafio que nos lançamos a nós próprios”, contou Matilde ao Jornal de Notícias. Já o jovem explica que não se trata apenas de usar uma coroa ou trajar roupas luxuosas, “mas sim de ter a oportunidade de liderar com responsabilidade, tomar decisões importantes e tentar fazer a diferença na vida das pessoas”.
Se esta sexta-feira são os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado de Torre de Moncorvo a desempenhar o papel de Rei e Rainha no primeiro dia da Feira Medieval, sábado os reis passam a ser o artista Toy e Joana Gonçalves, elemento dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo.
No domingo Joana Gonçalves volta a assumir o papel de rainha, mas neste dia acompanhada pelo ator Pedro Laginha, que vestirá o papel de Rei D. Dinis, ator que participa na Feira Medieval de Torre de Moncorvo desde 2022, nas atividades desenvolvidas pelo grupo Espada Lusitana.
Artesãos e tabernas
A edição deste ano tem como tema a “Carta de Feira concedida a Torre Mem Corvo por El Rei D. Dinis” e irá recordar e recriar a atribuição da feira a esta vila, primeiro pelos anos de 1284-1285, e reforçada no ano de 1319. “Durante três dias, a vila de Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII”, explicou uma fonte do município.
São esperados artesãos, mercadores, místicos e tabernas, para promover os seus produtos, mas também momentos culturais e artísticos. As ruas ficarão engalanadas com tarjas e fitas, bem como com ameias construídas em madeira.
Além dos figurantes habituais, são muitos os habitantes do concelho de Torre de Moncorvo que aproveitam para entrar no espírito da festa e trajar a rigor.
A Feira Medieval tem vindo a ganhar terreno em termos turísticos e já há moncorvenses que optam por fazer férias nesta altura. “Costumava vir na Páscoa passar uns dias, mas agora venho para a feira porque gosto e a vila fica com muita animação”, explicou Maria Pires, residente em Lisboa.
Três dias com muitas atividades
Além das tavernas medievais, onde se servem petiscos e vinhos moncorvenses e do Douro, existe ainda um largo das merendas e do vinho de el rei lavrador. Há também um mercado com produtos locais, desde mel, azeite, amêndoa coberta, doçaria e vinhos.
Nem só de comida e bebida vive a Feira Medieval de Torre de Moncorvo, que este ano apresenta um vasto programa de animação. Nos três dias há torneios de música, malabarismo, bailas, mendigos e outras folias, desfile da nobreza, com os reis e a sua corte, festas e recriações históricas, torneio de futebol medieval, saltimbancos, demonstração de tiro ao arco, espetáculos de fogo e torneios de armas.
Na Praça Francisco António Meireles estão instalados as artes e ofícios medievais, com trabalho ao vivo, as ferrarias e o aldeamento medieval.
Na Rua Tomás Ribeiro ficam os mercadores, místicos e artesãos. Há também um acampamento de vivência militar e cavalariças.