Presidente suspende funções por integrar lista do PS de Leiria às legislativas. Vice-presidente conduz município até 2025.
Corpo do artigo
Manuel Sequeira, 67 anos, assumiu as funções de presidente em exercício da Câmara da Nazaré, a 29 de janeiro, dia da entrega das listas do PS às legislativas pelo círculo de Leiria, em que Walter Chicharro concorre em terceiro lugar. Com o mandato suspenso até dia 10 de março, data das eleições, o também presidente da Federação Distrital do PS de Leiria está a cumprir o último mandato como autarca.
Tendo em conta que nas eleições de 2022 foram eleitos cinco deputados socialistas no distrito de Leiria, o mais provável é que Chicharro renuncie ao mandato como presidente da autarquia da Nazaré e se mude para o Parlamento. Este cenário já foi abordado com Manuel Sequeira e, a confirmar-se, o vereador assumirá a presidência do município até 2025.
“Para ser honesto, quando aceitei ser número dois do Walter Chicharro a minha ideia era sair quando ele saísse, em 2025”, explica ao JN. “Nunca me passou pela cabeça que o mandato pudesse ser interrompido”, afirma. “Não tinha essa ambição, mas sinto-me preparado, porque toda a gente se está a envolver para levar as coisas a bom porto.”
O presidente em exercício encara a nova missão como um “novo desafio”, já que os “dossiês mais difíceis” - obras públicas, ordenamento e gestão urbanística ou finanças – pertenciam a Walter Chicharro. “Isto implica muito trabalho e muita coragem”, reconhece, mas sente-se mais confiante por saber que pode contar com os chefes de divisão e com os funcionários.
Com a suspensão do mandato do presidente, Ana Teresa Neto, até então adjunta de Chicharro, assume as funções de vereadora. Além dos quatro elementos do PS, foram eleitos mais dois vereadores do PSD e um da CDU (sem pelouros), nas últimas eleições. Manuel Sequeira era vice-presidente desde 2013. Em relação ao futuro, diz que “talvez daqui a cinco ou seis meses” já tenha decidido se concorre como cabeça de lista do PS nas próximas autárquicas.